Da guerra fria à crise - resenha do livro
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL
RESENHA DO LIVRO
VIZENTINI, Paulo G. Fagundes. Da Guerra Fria à Crise (1945 – 1989): as relações internacionais do século 20 – 4. Ed.atual. – Porto Alegra: Editora da UFRGS, 2006.
MARINGÁ
2011
Paulo Gilberto Fagundes Vizentini – Biografia e Produções Científicas
Professor Titular de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-doutorado em Relações Internacionais pela London School of Economics (1997), Doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo (1993), Mestre em Ciência Política pela UFRGS (1983), Bacharel e Licenciado em História pela UFRGS (1980). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais FCE/UFRGS. Diretor do Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados da UFRGS (1998-2002) e Secretário de Relações Internacionais da Reitoria da UFRGS (2004-2008). Professor Visitante no NUPRI/USP, na Universidade de Leiden e Pesquisador no International Institute for Asian Studies e Centro de Estudos Africanos (Leiden Univ, Holanda). Coordena o Centro de Estudos Brasil-África do Sul - CESUL/UFRGS/FUNAG-MRE. Especialidade: História Mundial Contemporânea, Relações Internacionais Contemporâneas e Política Externa Brasileira.
È defensor da integração sul-americana, no qual considera que distintos níveis e diferentes processos de integração da América do Sul são vitais para o Brasil, e que novas formas de cooperação são necessárias para aprofundar este processo. É também considerado um dos vários pesquisadores universitários e pensadores brasileiros que influenciou a Política Externa brasileira prioritariamente sul-sul, predominante nos anos 2000.
Produção Bibliográfica e Técnica
Livros publicados/organizados – 48
Capítulos de livros publicados – 68
Textos em jornais/revistas – 49
Apresentações de trabalho