Da colonização á independência dos EUA
A colonização dos EUA deu inicio no século XVI, quando exploradores europeus aportaram no lado norte do continente americano. Até então, só nativos abitavam o local, mas a partir deste contato os EUA passou a ser colônia da Inglaterra. Inicialmente estes colonizaram a parte leste do país, o que corresponde ao litoral que é banhado pelo oceano Atlântico. Logo depois a parte central foi colonizada pela França e a parte sudeste e sudoeste pela Espanha.
Pessoas de vários grupos sociais, políticos e religiosos vieram habitar o novo mundo, por diversos motivos diferentes. A razão que levou a Inglaterra a tentar a colonização da América do Norte não foi a ambição de tornar-se um Império Colonial, mas o interesse no comércio e na superpopulação da nação, pois muitas pessoas buscaram o Novo Mundo em busca da liberdade religiosa. Então podemos dizer q os EUA foi um tipo de colônia de povoamento, ao contrário do Brasil q foi uma colônia de exploração.
As primeiras colônias que a Inglaterra tentou estabelecer, não tiveram sucesso. Entre as razões que provocaram esse resultado, destacam-se o inverno, as constantes batalhas com os índios e a falta de suprimentos. Uma das colônias mais bem-sucedidas foi a região que atualmente é a Carolina do Norte. Porém, devido à Guerra com a Espanha, a Inglaterra esteve ausente durante aproximadamente três anos, e quando voltaram não mais encontraram os colonos, todos haviam desaparecido. Encontraram apenas uma palavra desconhecida escrita em uma árvore: “CROATOAN”
Na região da Virgínia foi onde se estabeleceu a primeira colônia, q abrigava desde então diversas pessoas de nacionalidades, culturas e religiões diferentes. Não havia apenas britânicos, mas espanhóis, franceses, alemães, irlandeses e italianos. Chamava-se Jamestown por ser próximo ao Rio James. Dentro dessa colônia foi desenvolvida a exploração de minerais, mais especificamente o ouro. Por causa disso a situação da colônia se agravou um