Da Colonização do Trabalho a Abolição: Trajetória cultural negreira no Brasil
Trajetória cultural negreira no Brasil ¹
Paulo Jr ²
Universidade Estadual Vale do Acaraú
RESUMO
Esse artigo pretende apresentar, de forma sucinta, a trajetória da escravidão no Brasil: na primeira parte observaremos a trajetória negreira no Brasil colônia, onde podemos observar como o negro era utilizado nos inúmeros trabalhos, depois iremos observar como o trabalho escravo se tornou obsoleto para a cultura e economia do Brasil colônia, como instrumento de trabalho e atuante na política familiar da sociedade brasileira. Por fim trataremos como foi o processo de abolição, envolvendo movimentos populares destacando o Ceará como propulsor do fim da escravidão.
Palavras Chave: Historia, Negro, Portugueses, Trabalho, Escravo
1. INTRODUÇÃO
Com o “descobrimento”, logo os portugueses perceberam qual grande era a terra tropical as ser colonizada, e em falhar na tentativa de escravizar os nativos brasileiros, e ou de utilizá-los como mão de obra, devido seu modo aborígine. Os portugueses resolveram exportar mão de obra escrava para a colônia.
A escravidão do negro pelo português, era tratada violentamente, desde a compra, onde o negro era retirado violentamente de seu meio social, da sua terra natal, na trajetória marítima, onde Homens, mulheres e crianças eram transportados amontoados nos compartimentos dos navios, cerca de 400 negros eram jogados nos porões escuros em cada transporte. E no modo de vida nas colônias, os negros eram comerciados entre os senhores, como um instrumento de trabalho, mas conquistaram seu espaço, na mestiçagem conseguiram dentro do seio familiar colocar suas raízes africanas.
1 Trabalho apresentado na Disciplina de História Ceará I, disciplina de eixo livre. Ministrada por Gabriel, CCH.
2 Estudante de Graduação 7º. semestre do Curso de Ciências Sociais da UVA.
2. TRAJETÓRIA DO NEGRO E TRABALHO NA COLONIA
No Brasil, a principal vila a receber escravos foi a Bahia, em 1690 a