Da alienação a estupidez
INTRODUÇÃO
“O esporte vem ocupando um espaço cada vez maior na vida das pessoas, especialmente das crianças e dos jovens. A influência dos eventos esportivos divulgados com grande freqüência pelos meios de comunicação, a identificação com ídolos, a pressão dos pais e dos amigos e a esperança de obter sucesso e status fazem com que um número crescente de crianças inicie sua prática cada vez mais cedo. Treinar, competir, vencer,prêmios, soa palavras comuns no cotidiano dos jovens que praticam esporte ou que vislumbram como grande possibilidade de sucesso ” (DE ROSE JR, 2002).
Com grande freqüência pelos meios de comunicação, a identificação com ídolos, a pressão dos pais e dos amigos e a esperança de obter sucesso e status fazem com que um número crescente de crianças inicie sua prática cada vez mais cedo.
“A pedagogia do esporte não se resume a métodos de treinamento é mais complexa (princípios, objetivos, estratégias, comunicação, conteúdos, sensibilidade, dialogo com o sistema humano” (SANTANA,2004).
Muitas da vezes os treinadores se esquecem que existe algo maior para as crianças por traz de uma simples competição , as crianças ainda por elas não pensam só em títulos em conquistas , elas pensam na sua diversão.
“Fomentar entre crianças desde cedo a idéia de tornarem-se campeões e craques necessariamente não as tornaram, e quem responsabilizar-se-á pelas conseqüências? Há indícios de que muitas são as crianças que iniciaram precocemente no futsal e, por uma lesão grave, estresse de competição, treinamento, desinteressem, saturação, o abandonaram também precocemente. Será que esse fato, por si só, não coloca em duvida a metodologia adotada. ” (SANTANA,2001).
A iniciação precoce das crianças no esporte não tem problema nenhum más a especialização tem um grande problema , ou seja , pegar uma criança com menos de sete anos de idade e submetê-la a uma carga de treinamento