Cônicas
CÔNICAS: estudo da elipse, hipérbole e parábola.
RIO DO SUL
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ
CÔNICAS: estudo da elipse, hipérbole e parábola.
Trabalho a ser apresentado para a disciplina de Geometria Analítica, do curso de Engenharia de Produção, da área de Ciências Naturais, da Computação e Engenharias, do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí.
Prof.: Renê Leandro Guzzo
RIO DO SUL
2014
RESUMO
Em uma rápida definição, pode-se dizer que as cônicas são curvas geradas através de um cone circular reto de duas folhas com um plano. Através de uma pesquisa sobre escritos da área, com autores com conhecimento autossuficiente do tema abordado, o trabalho abrange sobre as cônicas parabólicas, hiperbólicas e elípticas, dando ao leitor uma noção sobre tais.
Palavras-chave: Cônica. Parábola. Elipse. Hipérbole. Geometria.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Ao longo dos anos, todo conhecimento evolui, é desenvolvido e incrementado conforme o mesmo é estudado, e com as cônicas não é diferente. Seções cônicas são curvas obtidas através da interseção de um cone circular reto de duas folhas com um plano, que podem ser demonstradas por equações de segundo grau nas coordenadas X e Y. Elas são conhecidas há muito tempo e existem várias definições que podemos dar a elas.
Uma curva pode ser um conjunto de pontos na mesma propriedade, ou seja, como se fosse um lugar geométrico. Pode surgir através de um ponto que se desloca no espaço, e em outra hipótese, pela interseção de duas superfícies.
Existe uma série de contas que podemos fazer para analisar parábolas, elipses e hipérboles, várias conclusões que conseguimos observando um gráfico.
O foco do trabalho apresentado é