Código florestal
A falta de água potável e de esgoto tratado facilita a transmissão de doenças que, calcula-se, provocam cerca de 30 mil mortes diariamente no mundo. A maioria delas acontece entre crianças, principalmente as de classes mais pobres, que morrem desidratadas, vítimas de diarreia causadas por micróbios. O esgoto doméstico e esgoto industrial são grandes maios de contaminação da água.
A água com má qualidade é responsável por cerca de 80% de todas as doenças que atingem as pessoas nos países em desenvolvimento. Cuidar da qualidade da água é cuidar da Vida. Beber água contaminada, comer alimentos lavados com água contaminada e tomar banho em águas poluídas são riscos à saúde. As principais doenças transmitidas pela água são: diarreia infecciosa, cólera, leptospirose, hepatite, esquistossomose, água, mosquitos.
Diarreia infecciosa: pode ser provocada por micróbios transmitidos pela água, ou comida contaminada. Sintomas: Desidratação no corpo, fraqueza, dores de barriga.
Cólera: O contágio se dá com o consumo de água contaminada por fezes ou vômito de algum indivíduo contaminado.
.Leptospirose: A água contaminada por urina de ratos é a principal causa da doença, cuja incidência aumenta com chuvas fortes e enchentes. Apresenta maior perigo em águas próximas a depósitos de lixo e em áreas sem esgotamento sanitário.
Hepatite: É uma inflamação no fígado que pode ser provocada por vários tipos de vírus. Algumas formas de hepatite são transmitidas por água e alimentos contaminados por fezes (Tipo A e E). Outros tipos são transmitidos por transfusão de sangue (B, C) ou por relações sexuais. Sintomas: são parecidos com os da gripe e principalmente a coloração amarelada da pele causada pelo depósito de uma substância produzida pelo fígado.
Esquistossomose: O contágio se dá através do contato direto com água onde há larvas provenientes de caramujos. Sintomas: emagrecimento, dores na barriga,