código de ética - Eng. de Software
"Em reconhecimento da importância de nossas tecnologias em afetar a qualidade de vida em todo o mundo, e ao aceitar uma obrigação pessoal à nossa profissão, a seus membros, e a nossa comunidade, nos comprometemos a adotar os mais altos padrões de conduta ética e profissional"
A IEEE Computer Society e a ACM formaram um comite permanente "Software Engineering Coordinating" para apoiar a evolução de engenharia de software como profissão. O projeto inclui documentação do atual estado do conhecimento na área, recomendação de critérios para validação de cursos (curriculum accreditation), manutenção de um código de ética e definição de padrões de desempenho.
Neste código, os Profissionais de Computação se comprometem a fazer a análise, a especificação, o projeto, o desenvolvimento, realizar testes e manutenções de softwares visando uma profissão benéfica e respeitada. De acordo com seu compromisso à saúde, à segurança e ao bem-estar do público, os profissionais devem aderir aos seguintes princípios:
PÚBLICO - agir conforme o interesse público.
CLIENTE E EMPREGADOR - agir de acordo com os interesses de seus clientes e empregadores mas consistentes com o interesse público.
PRODUTO - assegurar que seus produtos e modificações relacionadas se encontrem em padrões profissionais os mais elevados possíveis.
JULGAMENTO - manter a integridade e a independência em seu julgamento profissional.
GERÊNCIA - os gerentes e os líderes da tecnologia de informação subscreverão e promoverão uma aproximação ética à gerência do desenvolvimento e da manutenção do software.
PROFISSÃO - desenvolver a integridade e a reputação da profissão consistentemente com o interesse público.
COMPANHEIROS - ser justo e prestar apoio a seus companheiros de profissão.
PESSOAL - participar na aprendizagem a respeito da profissão e promover uma aproximação ética à prática da profissão de computação.