Código de Ética
Um dos principais objetivos da Ética é estabelecer uma união de fácil compreensão entre colaborador e empresa, deixando claras as punições cabíveis para determinadas atitudes.
Mas não são apenas as punições que são expressas no Código de Ética. Ela também zela pela harmonia e ordem entre seus colaboradores em uma organização, fixando as missões e compromissos.
A partir deste contexto, apresentaremos por meio de conceitos, a importância da Ética e do Código de Ética, e ao final, como a Ética pode influenciar nossa convivência, responsabilidade com a dignidade e honestidade tanto com as outras pessoas quanto no ambiente profissional e o poder de punição relacionado à Ética do profissional.
ÉTICA
A Ética é a base da moralidade social. É um conjunto de regras e princípios que buscam guiar as ações de uma sociedade, de como devemos agir para que sempre haja o bem entre todos. Podemos até dizer que a Ética é uma estética que preocupa-se com a arte de viver, com a elaboração de uma vida bela e boa onde as virtudes sejam exaltadas para que os vícios sejam reprimidos.
Podemos dizer, ainda, que Ética é um conjunto de valores reconhecidos que as pessoas usam para decidir três questões da vida: quero, devo e posso.
A ética tem como objetivo prezar pelo bom convívio, civilidade, reflexão sobre o certo e o errado e, como fator primordial, a busca pela felicidade.
CÓDIGO DE ÉTICA
O Código de ética é um instrumento para orientar as ações de seus colaboradores e explicitar a postura social da empresa e/ou profissional. É um documento onde se detalham as regras, direitos, políticas, práticas específicas e formas de punição em casos de irregularidades. Este material deve ser reunido em um relatório de fácil compreensão para que possa circular