Código de ética
O Psicólogo tem a responsabilidade de atuar de forma que ocorra a promoção universalizada do acesso da população as técnicas científicas por ele utilizadas. Deste modo o psicólogo promove de forma digna a liberdade, igualdade, integridade do ser humano, apoiando os valores que embasam a declaração universal dos direitos humanos. Ele tem total responsabilidade social em contribuir para a eliminação de qualquer forma de negligencia exploração, crueldade, opressão e violência, zelando assim para que o exercício da profissão seja efetuado com dignidade. Ou seja, rejeitando situações em que a psicologia esteja sendo desonrada, sendo assim os profissionais desta área devem estar em harmonia com todos os princípios relacionados ao código de ética dos psicólogos.
2-(a) Participação de psicólogos na mídia;
Essa participação é restringida com intuito de zelar pelas informações que cabem somente há profissionais da área, e a divulgação da mesma deve ser realizada filtrando certas informações como nomes e técnicas. Ou seja, o psicólogo não utilizara de proveito próprio o depoimento de pessoas ou instituição envolvidas. Quando requisitado a depor em juízo o psicólogo poderá prestar informações por ele coletadas.
2-(b) Testes psicológicos e técnicas o que não podemos fazer?
O psicólogo não deve atuar embasado no censo comum, aplicando apenas técnicas cientificas. Também há ele é vedado o exercício ilegal da profissão ou de qualquer outra atividade profissional tais como prolongar desnecessariamente a prestação dos serviços profissionais, também estabelecer vínculo ou relação com o atendido ou seus familiares evitando assim a interferência negativamente nos objetivos do psicólogo entre outros.
2-(c) O que acontece quando o psicólogo é exonerado? O que deve fazer?
O psicólogo ao ser exonerado ou demitido deve repassar todo o material ao psicólogo que vier a substituí-lo, ou