CÓDIGO DE ÉTICA - RP / ANÁLISE
1. Em sua opinião qual a contribuição do código de ética para o exercício profissional dos Relações Públicas?
Na minha opinião o código de ética guia o profissional no mercado. Auxilia na tomada de decisões corretas ao se deparar com determinado assunto. Além de servir como guia, ele serve como meio de fiscalização de irregularidades na profissão, assim como outra qualquer.
2. Nos princípios fundamentais diz que “o profissional de Relações Públicas baseia seu trabalho no respeito aos princípios da “Declaração Universal dos Direitos do Homem’”. Do que trata a Declaração?
A declaração trata dos direitos universais dos seres humanos, todos temos direitos e deveres a cumprir diante da sociedade em que vivemos. A Declaração Universal dos Direitos Humanos fala especificamente dos direitos dos cidadãos perante as circunstâncias da vida.
3. Das responsabilidades previstas no Código de Ética, qual é na sua opinião a mais difícil de ser cumpridas pelo profissional de Relações Públicas?
Na minha opinião, não existe uma responsabilidade no Código que seja difícil de ser cumprida. Um profissional que gosta e conhece a área que trabalha tem consentimento dessas responsabilidades. Embora aconteça divergências, pode-se cumprir.
4. Quais as penalidades para quem infringir o Código de Ética?
As penalidades variam de acordo com a gravidade dos fatos. Variam de uma multa até a cassação do registro profissional.
5. Investigue e explique o papel do CONFERP. Qual a função dos Conselhos Profissionais em relação do Código de Ética?
O Papel do Conselho é auxiliar os profissionais e fiscalizar atividades de Relações Públicas. Ele atua também como fiscalizador de profissionais atuantes em áreas relacionadas ao curso de Relações Públicas.
Outro papel do Conselho é o acompanhamento dos acadêmicos dos cursos de Relações Públicas e as instituições que fornecem os cursos. Além disso, promover o conhecimento da