Código de ética (enfermagem)
Seja o primeiro a comentar
A primeira enfermeira brasileira foi Ana Justina Ferreira Neri , nasceu em 13 de dezembro de 1814, na Vila Cachoeira do Paraguaçu, Estado da Bahia e faleceu em 20 de maio de 1880 no Rio de Janeiro. Casou-se aos 23 anos e logo ficou viúva aos 29 anos, ficando com a responsabilidade de cuidar de três filhos: Isidoro Antônio Néri Filho, Justiniano de Castro Rebelo e Pedro Antônio Neri. Justiniano e Pedro seguiram a carreira médica e Isidoro a carreira militar, como o pai Isidoro Antônio Neri , capitão de fragata da marinha Brasileira. Pedro Antônio Neri, oficial do exército brasileiro foi convocado para a Guerra do Paraguai em 1865, devido a Tríplice Aliança.
Inconformada com a partida dos filhos à Guerra , Ana ofereceu-se de voluntária e escreveu ao Presidente da Provìncia solicitando sua participação até o final da Guerra. foi no estado do Rio grande do Sul onde aprendeu com as Irmãs de Caridade de Vicente de Paulo a explorar seu lado nato de cuidadora e mãe zelosa.
Mesmo com a falta de condições de higiene , saneamento básico inexistente, materiais escassos e excesso de doentes, ela consegui reconhecimento e chamou atenção por seu trabalho diferenciado, em todas as regiões onde prestou atendimento.
Como herdou da família uma herança, com seus recursos próprios , foi pioneira na implantação de uma enfermaria na capital do Paraguay, Assunción . No final da Guerra em 1870, volta ao Brasil e por decreto Lei de D. Pedro II , recebe uma medalha e uma pensão vitalícia. Carlos Chagas em mais uma homenagem , criou a primeira escola de enfermagem em 1926 e deu-lhe o nome de Ana Neri, em reconhecimento ao seu