Césio 137
DFOFI
DISTORÇÃO
Pode ser definida como: a representação errada do tamanho ou do formato do objeto projetado em meio do receptor radiográfico (RI). Causa deformação do objeto. Nenhuma imagem radiográfica reproduz o tamanho exato da estrutura em estudo.
Fatores de controle para distorção:
DFOFI: Corresponde a Distancia entre o Foco emissor de raios-x e o Filme radiográfico. Apenas o RC atinge o filme com ângulo de 90° graus. O ângulo de divergência aumenta em direção às porções externas do feixe e nessas regiões a distorção é maior.
Para evitar distorções reais o objeto de estudo deve estar o mais perto possível do filme na hora da realização do exame.
DOF- Distância objeto/filme – Corresponde a Distancia entre o Objeto em estudo e o Filme radiográfico. Quanto maior a DOFI maior será a ampliação da imagem radiográfica.
DOF – Diminuição da DOF diminui a distorção (combinada a um pequeno ponto focal, a diminuição da DOF também aumenta a definição).
CHASSIS RADIOGRÁFICOS
São caixas com função de receber o filme virgem. É dentro dele que o filme é exposto a radiação e dele é retirado para a revelação. Também denominado de RI ou receptor de imagem.
SENTIDOS DOS CHASSIS RADIOGRÁFICOS
SENTIDO LONGITUDINAL
Representa o posicionamento do chassi na mesa ou na estativa de modo que este apresente as bordas superiores e inferiores maiores que as bordas laterais.
SENTIDO TRANSVERSAL
Representa o posicionamento do chassi na mesa ou na estativa de modo que este apresente as bordas laterais maiores que as bordas superiores e inferiores.
COMPONENTES DA SALA DE EXAMES
BUCKY DE MESA
Na mesa de exames podemos encontrar uma gaveta com uma bandeja que serve de suporte para os chassis radiográficos.
TIPO DE MESAS:
MESAS FIXAS:
Elas não se movimentam de forma alguma, o cabeçote é que se alinha com a anatomia em movimentos longitudinais e