Células
O programa de trabalho da SMA é embasado no desenvolvimento de 21
Projetos Ambientais Estratégicos, que enfocam diversos temas prioritários no cenário atual de desenvolvimento. Sob a coordenação das entidades da SMA, os projetos estratégicos envolvem outras secretarias de Estado, municípios, entidades ambientalistas e representativas da sociedade e empreendedores da iniciativa privada, pois a integração entre os diversos setores é um ponto fundamental para execução das ações e obtenção de resultados.
A água no planeta encontra-se nos estados sólido, líquido e gasoso, dis- tribuída em diferentes reservatórios. A água no estado sólido ocorre nas geleiras; na forma gasosa, como vapor, está na atmosfera, em nuvens.
Acima da superfície do solo, a água no estado líquido corre em rios, lagos e oceanos. Abaixo da superfície, a água é armazenada nos poros e outras aberturas existentes nas rochas. Além disso, os seres vivos – animais e plantas – também reservam água. No corpo humano, por exemplo, 60% é água, armazenada principalmente dentro das células, no espaço entre elas e na corrente sangüínea.
Estes reservatórios de água estão em permanente intercâmbio e a energia solar é o principal motor desta circulação. Assim, uma molécula de água que formava uma nuvem pode cair na forma de chuva, infiltrar no solo, ser captada por um poço e estar dentro de você um tempo depois.
Este movimento da água entre diferentes reservatórios é o que chamamos de ciclo da água. A descarga da água subterrânea nos corpos de água superficial é de- nominada de escoamento básico e é responsável por manter o nível da água dos rios e lagos em épocas sem chuva.
A água que existe abaixo da superfície do terreno circula nos espaços va- zios, denominados poros, existentes entre os grãos que formam os solos e as rochas sedimentares. A profundidade do nível d’água pode variar ao longo do ano, pois sofre ação da variação do clima. Assim, em períodos chuvosos, há