Células
- Introdução.
- Conceitos.
- Composição Química.
- Partes e funções da célula.
- Reprodução das células.
- Imagens.
- Bibliografia.
INTRODUÇÃO
O termo célula, que deriva da junção das palavras grega e latina, kytos (cela) e cella (espaço vazio), foi usada pela primeira vez por Robert Hooke, em 1665, em seu livro MICROGRAPHIA. Em seu livro, Hooke, descrevia a análise de objetos, elementos inertes, como amostras vegetais e fósseis, descrições de animais como insetos e algumas observações telescópicas, obtidas através de um arcaico microscópio, produzido pelo mesmo. Considera-se, então, que Hooke seja o descobridor das células, já que abriu o caminho para o estudo delas. Porém, apenas em 1839 as células voltariam a ser estudas, por Schleiden e Schwann, criadores da Teoria Celular.
Origem das células
A questão do “nascimento” das células anda lado a lado com a da origem da vida, na Terra. Acredita-se que as primeiras células tenham sido as procarióticas, e que tenham surgido há 3,5 bilhões de anos, no começo do período pré-cambiano.
Sua teoria de origem crê no surgimento das células através da “Sopa Primordial”, a Teoria dos Coacervados. Segundo esse raciocínio, teria primeiro se desenvolvido o código genético, como RNA e depois o DNA, que auxiliariam, junto com outras moléculas, a reprodução e a perpetuação de uma célula arcaica. Vale citar que, a célula arcaica possuía funções de crescimento, metabolismo e reprodução mais simples, embora ainda assim complexos demais para se admitir sua criação “ao acaso”. Outra citação curiosa trata da possível heterotrofia e o anaerobismo destas primeiras células, dado a provável falta de oxigênio na atmosfera.
CONCEITOS
Classificam-se as células como eucarióticas e procarióticas, devido a sua organização interna e funções. Sua principal diferença se dá na ausência de um envoltório nuclear e na menor quantidade de organelas e funções, nas