Células
O núcleo é a estrutura celular que coordena todas as atividades químicas da célula. O conjunto de características, que identifica a célula ou o indivíduo, depende do controle interno exercido pelo seu material genético, constituído por moléculas de ácido nucléico, mais particularmente do ácido desoxirribonucléico ou
DNA. É esta substância, presente apenas nos seres vivos e produzida em cada uma das células, que determina as semelhanças e as diferenças entre os seres vivos que habitam com exclusividade o nosso planeta Terra.
Nos organismos classificados como eucariontes, é o núcleo o depositário deste material genético. O núcleo das células é delimitado pelo envoltório nuclear ou carioteca, cuja composição e estrutura são semelhantes às da membrana plasmática.
Geralmente esférico e central, nem sempre o núcleo é único.
Distinguimos, assim, células mononucleadas, binucleadas e multinucleadas. O envoltório
nuclear, ou carioteca, é composto de duas membranas, apresentando poros, cujo diâmetro mede entre 50 nm e 80 nm. Através dos poros são realizadas trocas entre o núcleo e o citoplasma. No interior do núcleo encontramos o nucleoplasma, a cromatina e o nucléolo. O espaço nuclear é preenchido pelo nucleoplasma ou cariolinfa, um gel protéico claro composto por água, DNA e proteínas, entre as quais aparecem as histonas. A cromatina pode ser encontrada dispersa ou condensada no núcleo. No primeiro caso, denomina-se eucromatina (Ec) e, no segundo, heterocromatina (Hc).
Esta última é, geralmente, encontrada muito próxima do envoltório nuclear, ligando-se, também, a uma outra estrutura, o nucléolo.
O nucléolo é um corpúsculo denso, com
1 a 3 micrômetros de diâmetro, que aparece imerso no citoplasma, formado por acúmulo de grãos constituídos por um tipo especial de
RNA, o RNA ribossômico, associado a proteínas. O nucléolo é a estrutura celular