Células vegetais
Transporte nas Plantas
As plantas necessitam de transportar água e substâncias minerais até às folhas, para garantir a síntese de compostos orgânicos que aí ocorre. Posteriormente, esses compostos terão que ser distribuídos a todas as células, de forma a poderem ser utilizados. A distribuição de substâncias no interior das plantas é um mecanismo que ocorre graças à existência de sistemas de transporte especializados, que existem nos diferentes órgãos da maioria das plantas terrestres.
Plantas Vasculares e Plantas Avasculares
Vasculares- inicialmente apareceram as plantas sem sementes que apresentam tecidos condutores e uma maior diferenciação morfológica. Mais tarde, surgiram as plantas vasculares com sementes, e depois, as plantas vasculares com flor, ainda mais evoluídas.
Avasculares- constituído por organismos pouco diferenciados que não apresentam, em regra, tecidos condutores para a circulação de água e de outras substâncias, quando estão presentes, são rudimentares.
Nas plantas mais simples, como por exemplo, os musgos, que vivem geralmente em zonas húmidas, o movimento da água efectua-se por osmose e as substâncias dissolvidas (dióxido de carbono, oxigénio e nutrientes) movem-se, geralmente, por difusão de célula a célula, não havendo necessidade de sistemas de transporte especializados.
No ambiente terrestre a secura do ar constitui para as plantas uma condição limitante e a acessibilidade à água constitui uma condição crítica, daí que, em especial nas plantas mais complexas, exista um duplo sistema de condução de água e solutos que se localiza no interior da planta.
Controlo da Transpiração
As plantas requerem água para a sua manutenção e desenvolvimento e, na maior parte dos casos, em quantidades bastante apreciáveis. A água e os sais minerais, utilizados na síntese de matéria orgânica, entram na planta, por absorção, através da raiz. Porém, na maioria das espécies vegetais, uma grande proporção da água