Células tronco
Células-Tronco
[pic]
O que são Células-Tronco?
As células-tronco, células-mães ou células estaminais são células que possuem a melhor capacidade de se dividir dando origem a duas células semelhantes às progenitoras.
Células-tronco são células capazes de multiplicar-se e diferenciar-se nos mais variados tecidos do corpo humano (sangue, ossos, nervos, músculos, etc.). Sua utilização para fins terapêuticos pode representar talvez a única esperança para o tratamento de inúmeras doenças ou para pacientes que sofreram lesões incapacitantes da medula espinhal que impedem seus movimentos.
As células-tronco existem em vários tecidos humanos, no cordão umbilical e em células embrionárias na fase de blastócito. Pesquisas com células-tronco, porém, estão cerceadas pela desinformação ou por certas posições religiosas que veem nelas um atentado contra a vida em vez de um recurso terapêutico que possibilitará salvar muitas vidas. Elas funcionam como células curingas, ou seja, teriam a função de ajudar no reparo de uma lesão. As células-tronco da medula óssea, especialmente, têm uma função importante: regenerar o sangue, porque as células sanguíneas se renovam constantemente. Outra capacidade especial das células-tronco é a Auto Replicação, ou seja, elas podem gerar cópias idênticas de si mesmas.
São células que têm a capacidade de diferenciar-se em diferentes tecidos humanos.
Existem as células-tronco onipotentes ou embrionárias, que conseguem dar origem a qualquer um dos 216 tecidos que formam o corpo humano; as pluripotentes, que conseguem diferenciar-se na maioria dos tecidos humanos, e as células-tronco multipotentes que conseguem diferenciar-se em alguns tecidos apenas.
Quanto a sua classificação, podem ser:
- Totipotentes: aquelas células que são capazes de diferenciarem-se em todos os 216 tecidos que