Células tronco
Ao final desta aula, você deverá ser capaz de:
Pré-requisitos
• Definir o que são as células-tronco.
Aula 4 de Biologia Celular I
Aulas 5, 6, 7, 8, 9, 10 e 11 de Biologia Celular II.
• Distinguir a origem e as características das célulastronco embrionárias e das células-tronco de adultos. • Definir totipotência, pluripotência e multipotência.
• Descrever os processos de regeneração e renovação de células sanguíneas, musculares, epiteliais e nervosas. • Discutir as aplicações terapêuticas potenciais da manipulação de células-tronco, apontando suas limitações éticas e científicas.
CEDERJ 49
AULA
12
a u l a
As células-tronco
5
A reflexão teórica em relação com a prática cotidiana
Biologia Celular II | As células-tronco
INTRODUÇÃO
A aula de hoje é repleta de perguntas, muitas ainda sem resposta. Esperamos que ela seja instigante e aguce sua curiosidade e seu interesse pela Biologia Celular.
Poucos assuntos têm gerado tanta polêmica nos dias de hoje quanto a descoberta das células-tronco. Sua potencial utilização na cura de lesões decorrentes de acidentes e enfermidades como câncer e mal de Alzheimer abre um fascinante leque de possibilidades. Por outro lado, aspectos éticos envolvendo a manipulação de embriões, a clonagem e outras questões delicadas também precisam ser bem analisados. Mas, afinal, o que são células-tronco?
Há apenas um tipo de célula-tronco? Como podem ser obtidas? Qual seu papel natural? Como seu potencial pode ser aproveitado para melhorar nossa vida? Antes de tomar partido, seja pró ou contra, conheça um pouco sobre este assunto.
Por que as células-tronco receberam este nome?
Em inglês elas são chamadas stem cells, e sua tradução literal para o português seria células estaminais (como de fato são chamadas em Portugal). Segundo o Dicionário
Aurélio, significa o eixo principal de uma planta, de onde partem as ramificações, e também o fio da vida, como no caso de uma árvore