Células Tronco
- Conceito – O que significa?
Células-tronco são células primitivas, produzidas durante o desenvolvimento do organismo e que dão origem a outros tipos de células. São capazes de multiplicar-se e diferenciar-se nos mais variados tecidos do corpo humano. Podemos descrevê-las como coringas. Transformam-se em qualquer célula do organismo ou se fundem a uma célula doente, tornando-a saudável. Possuem a capacidade de se transformar (diferenciar) em qualquer célula especializada do corpo. Elas são capazes de se renovar por meio da divisão celular mesmo após longos períodos de inatividade e induzidas a formar células de tecidos e órgãos com funções especiais. As células-tronco, células-mães ou células estaminais são células que possuem a melhor capacidade de se dividir dando origem a duas células semelhantes às progenitoras.
- ORIGEM DOS ESTUDOS- O QUE FOCALIZA, QUE TIPOS DE PESQUISAS SÃO FEITAS?
Os cientistas começaram a se interessar em biologia celular desde o advento dos microscópios em 1800. Desde que o fisiologista alemão Theodor Schwann lançou, em 1839, as bases da teoria celular, pesquisadores de todo o mundo sentiram-se instigados com a possibilidade de gerar um organismo adulto completo a partir de apenas uma célula. No início de 1900, pesquisadores europeus perceberam que existem vários tipos de células do sangue por exemplo, glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas, todas originavam de uma particular célula, as " células-tronco". 1963 foi o ano que as primeiras descrições quantitativas das atividades de auto-renovação de células da medula óssea foram documentadas por pesquisadores os canadenses Ernest A. Mac Culloch e James E. Till.
As pesquisas estão focalizadas, principalmente, em recuperar tecidos danificados. As células-tronco têm essa capacidade. Cada qual em seu tipo. A maioria das pesquisas atuais utiliza células-tronco EMBRIONÁRIAS para produzir mais células-tronco, que podem ser congeladas e