Células tronco
As células-tronco podem ser divididas basicamente em quatro tipos: células-tronco embrionárias - retiradas de embriões humanos; células-tronco fetais - retiradas de tecidos fetais; células-tronco umbilicais - retiradas do cordão umbilical; células-tronco adultas - retiradas de tecidos adultos.
As células coletadas do sangue do cordão umbilical e da placenta são chamadas de células-tronco adultas e não embrionárias, como a maioria confunde. Para entendimento as células-tronco embrionárias só são encontradas nos embriões nos dias imediatamente posteriores à sua concepção, quando as células são ainda indiferenciadas entre si, envoltas por uma membrana que formará a placenta. Só a partir de uma semana de vida, mais ou menos, é que essas células embrionárias começam a se diferenciar transformando-se em células sangüíneas, cardíacas, cerebrais, musculares e assim por diante. A metamorfose é que permite que um embrião se transforme num feto e, finalmente, numa criança.
As células-tronco são classificadas como:
Totipotentes ou embrionárias - São as que conseguem se diferenciar em todos os 216 tecidos (inclusive a placenta e anexos embrionários) que formam o corpo humano.
Pluripotentes ou multipotentes - São as que conseguem se diferenciar em quase todos os tecidos humanos, menos placenta e anexos embrionários. Alguns trabalhos