Células tronco hematopoiéticas
STEFÂNIA PEREZ
CÉLULAS TRONCO HEMATOPOIÉTICAS E SUAS FUNÇÕES
Jundiaí/SP
2012
LÍDIA GUIMARÃES SILVA
STEFÂNIA PEREZ
CÉLULAS TRONCO HEMATOPOIÉTICAS E SUAS FUNÇÕES
Trabalho apresentado à disciplina de Fisiologia, ministrada pela professora Cláudia minazaki, para obtenção parcial de nota, no curso de graduação em Enfermagem, da Universidade Paulista UNIP.
JUNDIAÍ/SP
2012
1
INTRODUÇÃO
O objetivo do trabalho é mostrar a função das células tronco, fontes de células tronco hematopoiéticas (CTH), a compatibilidade, complicações, indicações, e iremos discutir sobre um assunto que é muito polêmico, porém desconhecido pelas pessoas, na maioria das vezes. Atualmente, vários tipos de células-tronco hematopoiéticas (CTH), provenientes de diferentes tecidos e doadores, são disponíveis para transplante em seres humanos. Nesta revisão, discute-se a utilização de CTH alogênicas, obtidas diretamente da medula óssea ou mobilizadas para o sangue periférico com fatores de crescimento hematopoiéticos. O transplante de células-tronco hematopoiéticas (TCTH) é, hoje, reconhecidamente, um tratamento efetivo para doenças neoplásicas, hematológicas ou não, doenças metabólicas e deficiências imunológicas. Para isso precisamos entender o que são as células tronco e qual a finalidade das mesmas.
2
RESUMO
Células-tronco são as células com capacidade de autorreplicação, isto é, com capacidade de gerar uma cópia idêntica a si mesma e com potencial de diferenciar-se em vários tecidos. O principal objetivo das pesquisas com células-tronco é usá-las para recuperar tecidos danificados por essas doenças e traumas.
Muitas são as vantagens do uso das células do sangue de cordão umbilical como fonte de células-tronco hematopoiéticas em relação à medula óssea ou ao sangue periférico:
1) a ilimitada