Células Gliais
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE PSICOLOGIA
NYCOLE EVELYN NOVAES DE OLIVEIRA
CÉLULAS GLIAIS
BELÉM
2013
NYCOLE EVELYN NOVAES DE OLIVEIRA
CÉLULAS GLIAIS
Trabalho apresentado para obtenção de nota parcial da 1ª N.I. na disciplina Bases Anatomofisiológicas do Comportamento Humano no Curso de Psicologia, na Universidade da Amazônia.
Prof. Msc. Madacilina de Melo Teixeira
BELÉM
2013
Células Gliais
As células gliais, também conhecidas como neuroglias, nevróglias ou gliócitos são células não neuronais do sistema nervoso central que proporcionam a nutrição e o suporte dos neurônios. Estas células são geralmente arredondadas e, no cérebro humano, as células da glia são, aproximadamente, 10 vezes mais frequentes que os neurônios no corpo humano. Ao contrário do neurônio, que é amitótico, nas células gliais ocorre mitose. Elas diferem em forma e função e são elas: oligodendrócitos, astrócitos, células de Schwann, células ependimárias e micróglia.
- Oligodendrócitos
Estas células são responsáveis pela produção da bainha de mielina e possuem a função de isolante elétrico para os neurônios do Sistema Nervoso Central (SNC). Elas possuem prolongamentos que se enrolam ao redor dos axônios, produzindo a bainha de mielina.
- Astrócitos
Estas células possuem formato estrelado com vários processos que irradiam do corpo celular. Apresentam feixes de filamentos intermediários constituídos pela proteína fibrilar ácida da glia, que reforçam a estrutura celular. Estas células ligam os neurônios aos capilares sanguíneos e a pia-máter. Existem os astrócitos fibrosos e os astrócitos protoplasmáticos. O primeiro é encontrado na substância branca e o segundo, é encontrado na substância cinzenta, possuindo um maior número de prolongamentos que são mais curtos e extremamente ramificados.
Os astrócitos também participam do controle da