Células eucarióticas
* Paramecium
Classificação científica
Reino: Protista
Filo: Ciliophora
Classe: Oligohymenophorea
Ordem: Peniculida
Fig 1. Paramecium
Família: Parameciidae
Género: Paramecium
Müller, 1773 Características
Fig 2. Representação de um Paramecium
Paramecium é um género bem conhecido de protozoários ciliados normalmente estudado como representante daquele grupo. O género Paramecium foi descrito pela primeira vez no século XVIII, mas a divisão em espécies ainda não está completamente esclarecida.
São organismos unicelulares em forma de sola de sapato, com dimensões entre 50 e 300 micra, dependendo das espécies. O corpo das paramécias é coberto de cílios simples, mas o sulco oral (a "boca") contém pequenos cílios orais compostos, que são típicos da ordem Peniculida. As paramécias habitam a água doce e são especialmente frequentes em pequenas poças de água suja (por exemplo, perto de estábulos).Pode ingerir cerca de 5.000.000 de protozoários em 24 horas. São cobertos com cílios e os seus movimentos são impulsionar o organismo através da água, criando correntes de alimentação. Certas áreas do citoplasma (organelos celulares), são especializadas para realizar Fig 3. Cílios funções específicas.
Locomoção
Fig 4. Locomoção do Paramecium
Quanto à sua locomoção, os cílios dobram e esticam o complemento inteiro de batimento ciliar rapidamente, de tal forma que a recuperação do curso oferece um padrão rítmico, de modo que as ondas de paramécio impulsionem através da água. Se o paramécio encontra um obstáculo, inverte o batimento ciliar e move-se para trás. Em seguida, modifica a direção ligeiramente e move-se para a frente. Ele vai fazer repetidamente até que este se torna passado a obstrução. Isto também mostra o facto de serem sensíveis aos estímulos (neste caso, ao estímulo de toque). Os cílios são também usados para trazer alimentos para dentro do citóstoma onde serão fagocitados após