Células Eucariontes e Procariontes
"Cito" deriva de célula e "Logia" significa estudo.
Iniciamos agora, na aula de Biologia o estudo sobre citologia, bem como tudo que podemos encontrar em uma célula, o hialoplasma, as organelas, o núcleo, e as demais estruturas. Será uma "viagem fantástica", em um mundo que conhecemos superficialmente.
A citologia abrange uma grande área da ciência, e ao decorrer das minhas postagens, quem acompanha, verá tópicos básicos sobre o assunto e atividades juntamente ao meu grupo que postarei adiante.
As células são consideradas as unidades morfológicas dos seres vivos, são capazes de: absorver as substâncias do meio em que vivem, extrair dos alimentos a energia que necessitam, reproduzir-se e eliminar resíduos.
A citologia, é o estudo das células, a qual foi descoberta em 1665 pelo pesquisador inglês Robert Hooke. Após um certo período surge a teoria celular, a qual todos os seres vivos eram constituídos por células.
Em seguida, as células foram divididas em: "células procariotas" e "células eucariotas".
As células procariontes são as menos complexas, formadas por somente membrana plasmática, os ribossomos, material genético e o hialoplasma.
Já as células eucariontes são as mais complexas, dotadas de um núcleo delimitado pela membrana.
As células eucariontes animais são constituídas por 3 camadas principais: Membrana plasmática, o núcleo e o citoplasma (onde estão localizados as organelas como o retículo endoplasmático, complexo golgiense, mitocôndrias, lisossomos, centríolos,...)
As células eucariontes vegetais apresentam basicamente os mesmo componentes de uma célula animal, porém com algumas direnças. As células vegetais possuem parede celular, plastos e vacúolos que estão ausentes nas células animais, mas em compensação a célula animal possui centríolos e lisossomos que geralmente não são encontrados em uma célula vegetal.