célula
BIOMEDICINA
Citologia é o estudo das células. Todos os seres vivos são formados por células que podem ser unicelulares ou pluricelulares. A célula é a menor unidade que forma e que faz funcionar o ser vivo.
Quase todas as células possuem a mesmas características comuns quanto á sua forma, Tais como: membrana plasmática, citoplasma e núcleo.
A membrana plasmática é uma película muito fina que envolve o conteúdo da célula, é através dela que a célula ganha sua forma e seleciona as substâncias que entrarão e saíram de seu interior.
O citoplasma é composto por uma parte fluída onde ocorrem muitas reações químicas necessárias para manter a vida da célula.
O núcleo controla as funções da célula. A maioria das células do corpo possui apenas um núcleo, contudo, há aquelas que não o possuem e têm as que possuem vários.
Analisando cada caso, pude perceber que as células possuem formas semelhantes em diferentes seres vivos, e sua função e estrutura é basicamente a mesma.
Células Tronco
As células-tronco mesenquimais ou células estromais mesenquimal (MSCs) são células precursoras encontradas principalmente na medula óssea. É uma população rara de células-tronco multipotentes capaz de oferecer suporte a hematopoese e de se diferenciar em diversas linhagens celulares como os condrócitos, osteócitos, adipócitos e tenócitos. O interesse neste tipo celular cresceu exponencialmente nos últimos anos devido ao seu grande potencial de uso na regeneração de tecidos e órgãos lesados, e também a sua capacidade de modular a resposta imunológica.
As células-tronco da medula óssea
A presença de células-tronco na medula óssea é uma informação que muitas vezes lemos e ouvimos em diferentes fontes, mas poucas vezes aprofundamos nos detalhes. Discutir os tipos de célula-tronco encontrados neste tecido foi uma das preocupações da pesquisadora Evandra Strazza Rodrigues.
Parte da história começa em 1966, quando Alexander Friedenstein, ao cultivar células-troncos