Célula
• Unidade estrutural e funcional no corpo, partículas vivas diminutas, vista somente pelo microscópio Constituição das células
A membrana plasmática reveste toda a célula, formada por proteínas e fosfolipídeos
(gordura combinada com fosfato) Função: sustentar e proteger a célula e regular a entrada e saída de substâncias, através do transporte ativo.
Citoplasma ou Hialoplasma
Região composta de material viscoso, com a presença de água e das organelas citoplasmáticas, situada entre a membrana e o núcleo. Função: Responsável pelos processos metabólicos da célula.
Núcleo
Corpúsculo existente no interior da célula, geralmente de forma esférica, e mergulhado no citoplasma. Peça fundamental da reprodução celular comanda toda atividade celular e transmite os caracteres hereditários.
Organelas citoplasmáticas
Retículo endoplasmático
Rede de canais e vesículas que se encarregam da produção, transporte e armazenamento de substâncias.
Apresentam-se de duas formas:
• ribossomos (granuloso) - responsáveis pela síntese de proteínas.
• lisossomos (liso) - vesículas cheias de enzimas digestivas, degradam moléculas de gordura e proteínas
Complexo Golgiense
Apresenta-se sob formas de membranas achatadas e sobrepostas, participa no estágio final da produção enzimática, concentração de substâncias e está diretamente relacionado com a secreção e ao transporte de partículas para o exterior da célula.
Mitocôndrias
Formadas por duas membranas lipoproteicas, com formato exterior de um bastonete de pontas arredondadas, responsáveis pela respiração celular.
Através das mitocôndrias as células liberam energia necessária para o funcionamento do organismo.
Centríolo
Os centríolos são duas estruturas cilíndricas que estão próximos ao núcleo, que tem a função de organizar a divisão do material genético entre as células, durante a divisão celular.