Célula vegetal e animal. ciclose
Estruturalmente as células vegetais distinguem-se das animais por possuírem parede celular (estrutura semi-rígida, a qual confere proteção e apoio mecânico à célula), plasmodesmos, vacúolos ( importante estrutura citoplasmática que está diretamente ligada ao crescimento celular, podem atingir até 90% do volume total da célula), plastos e reserva energética. O complexo de Golgi apresenta estruturas similares em ambas as células, porém na célula vegetal tem um tamanho menor e encontra-se disperso pelo citoplasma. Normalmente encontra-se em células vegetais conexões celulares(plasmodesmos), chamadas também de pontes citoplasmáticas, que interligam células vizinhas. Elas encontram-se no limite da resolução do microscópio óptico e ocorre em grande número (1.000 a 10.000) http://cienciacuriosidades.blogspot.com.br/2008/04/diferena-entre-clula-animal-e-vegetal.html
2.
Células vivas e fixadas trata-se de uma cultura de células de tecidos que sofrem autólise (ruptura da membrana dos lisossomos e a liberação de enzimas hidrolíticas.).
São fixadas por fixados que coagulam a precipitam as proteínas. A coloração se da por MO, histoquímica, histoenzimologia e ME.
http://medvet2009.blog.com/files/2011/01/Aula-1-PROTOPLASMA-%E2%80%93-EUCARIOTAS-%E2%80%93-PROCARIOTAS-%E2%80%93-V%C3%8DRUS-FAGOS-SUBDIVIS%C3%95ES-DA-CITOLOGIA.pdf
3.
A ciclose depende de interações constantes entre actina e miosina. E trata-se de movimentos do citoplasma da células vivas que podem arrastar determinadas estruturas e inclusões, como as organelas. Tem como função facilitar a troca de subtâncias intracelulares ou entre a célula e o meio externo. Os cloroplastos tem atividades fotossintéticas e “buscam” áreas onde há maior incidência de luz. No interior da célula, na parte mais externa, há uma movimentação desses cloroplastos que variam conforme a incidência de luz, quanto mais luz, maior o movimento.