Câncer
R: Câncer é um grupo de doenças que se caracterizam pela perda do controle da divisão celular e pela capacidade de invadir outras estruturas orgânicas, ou seja, câncer é o termo usado para designar um conjunto de mais de cem doenças caracterizadas pela proliferação descontrolada de células, o que leva à formação de um tecido anormal: o tumor. Quando há disseminação de células cancerosas para outras regiões do corpo e formação de tumores secundários, trata-se de uma metástase.
2 - Porque o tipo de dieta adotada por uma pessoa pode levar ao desenvolvimento de canceres?
R: Na medida em que os países se industrializam, as pessoas tendem a levar uma vida mais sedentária e adotar uma dieta mais gordurosa. Este é um dado importante, pois as causas alimentares respondem sozinhas por aproximadamente 30% dos casos de câncer nos países desenvolvidos e por 20% nos países em desenvolvimento. O excesso de peso e o sedentarismo respondem por aproximadamente 20% a 33% dos casos de câncer de mama, de colo, do endométrio e do esôfago.
No Brasil, à medida em que a população se torna mais urbana e altera o estilo de vida e de alimentação, percebe-se um aumento significativo na obesidade, que aumenta o risco de desenvolvimento de diversos tipos de câncer. Um relatório publicado em fevereiro de 2009 pelo World Cancer Research Fund e o American Institute for Cancer Research apresentou os últimos resultados sobre a prevenção do câncer por meio de alimentos, nutrição, atividade física e controle da gordura corporal. O estudo foi realizado nos Estados Unidos, no Reino Unido, na China e no Brasil.
Sendo assim, uma dieta desiquilibrada, no qual o indivíduo se alimenta errado, dá preferências para alimentos ricos em gordura, sal e produtos industrializados ao longo de muito tempo e não pratica nenhuma atividade física, vivendo no sedentarismo, pode desenvolver doenças sim, levando até a casos extremos como o câncer.
3 – O que são oncogenes, protoncogenes e genes de