Câncer
Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo.
Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores (acúmulo de células cancerosas) ou neoplasias malignas.
Por outro lado, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida.
Até 1950, a doença era relativamente rara até porque eram poucos os seres humanos que chegavam aos 50, 60 anos de vida. No Brasil da década de 30, por exemplo, a expectativa de vida girava em torno dos 35 anos e o brasileiro morria de infecção, de diarréia, de pneumonia.
As vacinas e antibióticos prolongaram nossa existência, mas também permitiram que vivêssemos o bastante para que o câncer se desenvolvesse.
TIPOS DE CÂNCER
Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo.Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer entre si são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes (metástases).
As principais categorias nas quais o câncer pode ser agrupado são:
Carcinoma
Câncer que começa na pele ou em tecido que recobrem os órgãos internos (mucosas);
Sarcoma
Câncer que se inicia em osso, cartilagem, gordura músculo, vasos sanguíneos ou outro tecido conjuntivo ou tecido de suporte.
Leucemia
Câncer que se inicia no tecido formador do sangue na medula óssea e produz grande número de células anormais que caem na corrente sanguínea.
Linfoma e Mieloma
Câncer que aparece nas células do sistema imunológico (linfócito, plasmócito).
Câncer do sistema nervoso central
Câncer que se inicia nas celulas do cérebro e medula espinal.
TRATAMENTOS
O