Câncer e adolescente
A Psicologia como ciência independente
1) Quais as dificuldades envolvidas na criação de uma nova ciência e, especialmente, na elaboração de uma psicologia científica?
RESPOSTA: Para criar uma nova ciência é preciso mostrar que ela tem um objeto próprio e métodos adequados ao estudo desse objeto, que ela é, enfim, capaz de firmar-se como ciência independente das outras áreas do saber. Outra dificuldade seria seu objeto, a psique, entendida como mente, não se apresentava um objeto observável, que não se enquadrava nas exigências do positivismo.
2) Como você vê a questão da independência da psicologia e das suas relações com as demais ciências? Justifique sua resposta.
RESPOSTA: Muito importante, pois é indispensável essa relação com outras ciências, uma vez que a psicologia é uma ciência de curiosidades.
Precondições socioculturais para o aparecimento da psicologia como ciência no século XIX
1) Em que condições a experiência da subjetividade se aprofunda e generaliza? Por que isso ocorre? Quais são, para você, nas nossas atuais condições de vida, os fatores socioculturais que propiciam a privatização das experiências? Exemplifique.
RESPOSTA:
2) Em que sentido Descartes pode ser considerado o fundador da concepção moderna de sujeito?
RESPOSTA:
3) O Romantismo ao mesmo tempo critica a modernidade e valoriza o sujeito. Como é possível essa tarefa aparentemente contraditória?
RESPOSTA:
4) Como Nietzsche acaba por dissolver a concepção de sujeito?
RESPOSTA:
5) Por que o sistema mercantil plenamente desenvolvido favorece o aprofundamento e a generalização da experiência subjetiva privatizada? Mostre na sua resposta as implicações do mercado de bens e do mercado de bens e do mercado de trabalho do para a existência social dos indivíduos.
RESPOSTA:
6) O que se ganha e o que se perde com a liberdade negativa?
RESPOSTA:
7) Por que a ideologia liberal e o