Câncer Ocupacional
No ambiente de trabalho, o trabalhador pode estar exposto a alguns tipos de agentes cancerígenos. Ou seja, produtos ou substâncias que ao entrarem em contato com o corpo humano, provocam reações que promovem o desenvolvimento do câncer.
No Brasil, os agentes citados a seguir destacam-se como os mais importantes;
- Metais: Entre os mais comuns estão o arsênio, o cádmio, o mercúrio e o níquel.
- Agrotóxicos: O Brasil é considerado o maior consumidor mundial de agrotóxicos.
- Solventes orgânicos: Intensamente utilizados no Brasil, desde a indústria química e petroquímica até o uso doméstico, como removedores de ceras e tintas.
- Formaldeído: O formol tem sido amplamente utilizado por salões de beleza, no Brasil, para alisar os cabelos das clientes. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) proibiu o uso, bem como em produtos de limpeza.
- Poeiras: Asbesto ou Amianto, tendo todos os seus tipos classificados como cancerígenos; Sílica, que provoca câncer de pulmão.
Estima-se, em ordem mundial, que os números de pessoas com câncer mais que dobraram em trinta anos. De uma maneira geral, o câncer acontece pela associação entre a exposição a substâncias cancerígenas e características genéticas típicas a cada trabalhador. Vamos então entender melhor alguns dos principais tipos de câncer que acometem os trabalhadores brasileiros:
- Pele: Quando detectado precocemente, apresenta altos índices de cura. Entre os fatores de risco para o desenvolvimento deste câncer, encontram-se pele clara, condições climáticas, herança genética e exposição a diversas substâncias químicas (incluindo também os agrotóxicos).
Deve-se evitar a exposição do trabalhador nos horários em que o sol está mais intenso, e quando esta se faz necessária, deve-se utilizar toda a prevenção adequada.
- Pulmão: Bastante agressivo, é a causa de morte por câncer mais comum. Apesar de ter seu desenvolvimento bastante relacionado com o tabagismo (hábito