Câncer de Próstata
Introdução
O câncer de próstata é hoje o mais comum no sexo masculino e ainda uma importante causa de morte no mundo. A mortalidade pelo câncer de próstata vem caindo, mas para que o tratamento tenha maior sucesso, algumas medidas são necessárias, entre elas a detecção precoce da doença. O que é câncer de próstata?
Câncer de próstata é uma doença na qual ocorre um desenvolvimento do tumor na próstata, uma glândula do sistema reprodutor masculino.
O câncer de próstata é o mais comum entre os homens com mais de 50 anos de idade, depois do de pele. Esse tipo de câncer geralmente apresenta crescimento lento e pode não causar grandes danos. Porém, alguns casos de câncer de próstata são mais agressivos e podem se espalhar para outros órgãos caso o paciente não procure tratamento. Sintomas
A maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente e não causa sintomas.
Conforme o tumor cresce, os sintomas que podem aparecer são:
Vontade freqüente de urinar, especialmente durante a noite;
Dificuldade para urinar;
Fluxo urinário fraco ou interrompido;
Dor ou sensação de queimação ao urinar ou ejacular;
Sangue na urina ou no sêmen. Diagnóstico
O câncer de próstata pode ser diagnosticado por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA). Caso sejam constatados aumento da glândula ou PSA alterado, deve ser realizada uma biópsia para averiguar a presença de um tumor e se ele é maligno. Se for, o paciente precisa ser submetido a outros exames laboratoriais para determinar seu tamanho e se há presença ou não de metástases.
A orientação médica é que os exames sejam feitos periodicamente por homens com a faixa etária após os 45 anos de idade, já que sua incidência é maior, o que não impede de serem realizados por pacientes mais jovens, pois fatores genéticos como hereditariedade, pais ou irmãos com casos de