Câncer de Próstata
Complicações
Hemorragia : muito comum neste tipo de cirurgia pelo fato da próstata hiperplásica ser muito vascularizada. O cuidado de enfermagem inclui assistência na implementação das estratégias para interromper o sangramento ou reverter o choque hemorrágico como administração de líquidos , terapia com hemoderivados , monitoramento dos sinais vitais além do monitoramento da drenagem para garantir fluxo urinário e a permeabilidade do sistema.
Infecção: Existe um potencial muito grande de infecção neste tipo de cirurgia. Onde o enfermeiro ele deve ser o responsável pelo curativo onde deve utilizar uma técnica asséptica como também orientar o paciente e a família na alta hospitalar sobre as manifestações da infecção como febre, calafrios, disúria.
Trombose venosa profunda: O enfermeiro deve monitorar o paciente depois da cirurgia quanto as manifestações da TVP. Onde são utilizadas meias de compressão elástica para reduzir o risco de TVP e embolia pulmonar e estimular o paciente para a deambulação precoce.
Obstrução do cateter: depois da cirurgia o cateter precisa drenar adequadamente pois a obstrução do mesmo provoca distensão da capsula prostática, e consequente a hemorragia.
Incontinência urinaria: ocorre em 80 a 95% dos pacientes. Geralmente esta relacionado com a idade do paciente no caso de idosos isso é bem mais frequente.
Disfunção sexual: dependendo da cirurgia o paciente pode apresentar a disfunção sexual relacionado a idade com a disfunção erétil, diminuição da libido e fadiga. Onde a idade também é quem pode determinar. O enfermeiro deve explicar ao paciente e seu parceiro em um ambiente calmo sobre as questões de sexualidade e as consequências
Resultados pós operatórios
Relata alívio da dor
Apresenta equilíbrio hidroeletrolítico
Não apresenta sinais e sintomas de retenção hídrica
Participa das medidas de autocuidado como a deambulação, produz um debito urinário dentro da faixa de normalidade, realiza exercícios