Câncer de próstata
Podemos dizer que a próstata é uma glândula auxiliar do sistema genital masculino. Localiza-se logo abaixo da bexiga urinária e envolve a parte superior da uretra, o tubo que conduz a urina da bexiga e o sêmen das glândulas sexuais até o exterior do organismo, através do pênis. A uretra atravessa a glândula prostática saindo da bexiga em seu trajeto até o pênis. Como a próstata tem estreita relação anatômica com a bexiga, os sintomas das doenças prostáticas estão diretamente relacionados com o ato de urinar.
A próstata tem praticamente o tamanho de uma noz, que pesa entre 15 e 30 gramas e é uma das glândulas sexuais tipicamente masculinas. A próstata está dividida em várias regiões, sendo as mais importantes: central, de transição e periférica. É também dentro da próstata que ocorre a transformação do principal hormônio masculino (a testosterona) em diidrotestosterona, que controla o crescimento da glândula. Além da próstata, outras glândulas sexuais importantes nos homens são os testículos e as vesículas seminais. Juntas, essas glândulas secretam os fluidos que compõem o sêmen.
Por ser uma glândula, a próstata é afetada pelos hormônios sexuais masculinos. Esses hormônios estimulam a atividade da próstata e a substituição das células da próstata, uma vez que essas sejam destruídas. Para um funcionamento adequado, a próstata necessita de hormônios masculinos (andrógenos), que são os responsáveis pelas características sexuais masculinas. O principal hormônio masculino é a testosterona, que é produzida quase totalmente pelos testículos. A função da próstata é produzir um líquido que é eliminado durante o ato sexual juntamente com os espermatozóides, os quais têm origem nos testículos. Este líquido produzido pela próstata é muito importante para a vitalidade dos espermatozóides na fecundação. Podemos dizer, então, que as glândulas secretam fluídos e a próstata fabrica parte do fluído (sêmen) liberado no