câncer de penis
CURSO DE ENFERMAGEM
ÉRIKA FERREIRA N. DE LIMA
ANALISE DO NÍVEL DE CONHECIMENTO SOBRE CÂNCER DE PENIS JUNTO
PÚBLICO MASCULINO DA FACULDADE DE JUAZEIRO DO NORTE - FJN
PROFESSOR: JÚLIO CESAR
JUAZEIRO DO NORTE - CE
2012
INTRODUÇÃO
Este estudo busca investigar o nível de conhecimento sobre câncer de pênis, que professores e alunos da Faculdade de Juazeiro do Norte - FJN possuem em relação a este tema. Hoje, após mais de 20 anos de SUS e na viabilidade de uma saúde mais humanizada e da pluralidade das instituições envolvidas em uma política nacional de atenção integrada à saúde do homem, onde esta traduz um longo anseio da sociedade ao reconhecer que os agravos do sexo masculino constituem verdadeiros problemas de saúde pública.
Um de seus principais objetivos é promover ações de saúde que contribuam significativamente para compreensão da realidade singular masculina nos seus diversos contextos socioculturais e político-econômicos e que, respeitando os diferentes níveis de desenvolvimento e organização dos locais de saúde e tipos de gestão, possibilitem o aumento da expectativa de vida e a redução dos índices de mortalidade por causas preveníeis e evitáveis nessa população. (BRASIL, 2008).
A política nacional de atenção integrada à saúde do homem está alinhada com a política nacional de atenção básica, porta de entrada do sistema único de saúde e com a estratégia da família, e em consonância com os princípios operacionais do SUS. Sua grande proposta visa qualificar a atenção a saúde da população masculina na perspectiva de linhas de cuidado que resguardem a integralidade da atenção.
Não existe um ranking oficial, mas o Brasil esta entre os países com maior incidência de câncer de pênis do mundo, de acordo com o levantamento da sociedade brasileira de urologia (SBU). Estima-se que mais de 3.000 pessoas sofram da doença e que, todos os anos 1.000 tenham o pênis parcial ou totalmente