câncer de pele
O que é câncer de pele?
Câncer da pele é o crescimento anormal e descontrolado das células da pele. Qualquer célula que compõe a pele pode originar um câncer, logo existem diversos tipos de câncer de pele.
O câncer de pele é o câncer mais comum do ser humano, responsável por 1/3 de todos os casos de câncer do mundo. Entretanto, apesar das altas taxas de incidência, observamos elevados índices de cura, principalmente devido ao diagnóstico precoce.
A camada mais externa da pele, a epiderme, é composta por diferentes tipos de células. Os cânceres de pele são classificados de acordo com o tipo de células epidérmicas presentes:
O carcinoma basocelular se origina do crescimento anormal de células na camada mais profunda da epiderme e é o tipo mais comum de câncer de pele.
O carcinoma de células escamosas se refere a alterações nas células presentes na camada central da epiderme.
O melanoma ocorre nos melanócitos (células que produzem pigmento) e é menos comum do que o carcinoma basocelular e o carcinoma de células escamosas, porém, é o tipo mais perigoso. É a principal causa de morte decorrente de doenças de pele.
O câncer de pele pode ser classificado como melanoma ou não melanoma. O carcinoma basocelular e o carcinoma de células escamosas são os cânceres de pele não melanoma mais comuns. Outros tipos de cânceres não melanoma são sarcoma de Kaposi, carcinoma de célula de Merkel e linfoma cutâneo.
Os fatores de risco conhecidos do câncer de pele incluem os seguintes:
Compleição: O câncer de pele é mais comum em pessoas de pele, cabelos e olhos claros.
Genética: Ter um histórico familiar de melanoma aumenta o risco de ocorrência desse câncer.
Idade: O câncer de pele não melanoma é mais comum após os 40 anos.
Exposição solar e queimadura do sol: A maior parte dos cânceres de pele ocorrem em áreas da pele que estão regularmente expostas à luz solar ou à outra radiação ultravioleta. Esta é considerada a principal causa de todos os cânceres de