Câncer de garganta
É causada por mutação genética ,resultando em um crescimento incontrolável das células e formação de tumor. Não sabem ao certo quais são as causas exatas da anormalidade das células ,mas as possíveis causas do câncer são:
Uso do tabaco;seja fumar ou mascar ,pode causar o câncer de garganta . Até os fumantes passivos podem ter o câncer .
Consumo do álcool;pessoas que consomem álcool excessivamente há risco de câncer . O risco aumenta quando se bebe e fuma.
HPV;causa verrugas genitais ,e o vírus acaba se fixando na laringe ,com isso , pode ocorrer o câncer de garganta futuramente.
Outras causas :falta de higiene bucal ,exposição a produtos químicos , exposição a radiação nocivas ...
Prognóstico
A fase 1 e 2 do câncer são bem parecidas . Pode ser identificado por rouquidão ou infecção na garganta , por mais que tenha feito o tratamento certo não há melhora. O incomodo pode voltar como dor de garganta ou inchaço na região do pescoço , que não passa. O estágio 2 do prognóstico pode ser considerado positivo , pois as chances de sobrevivência são altas e o câncer não começou a se espalhar , com isso o paciente não precisa passar pela quimioterapia ou radiação , podendo assim, o tumor ser retirado por cirurgia.
Na fase 3 e 4 a situação fica mais grave , e se torna um momento difícil para a família e para o paciente. Na fase 4 do prognóstico se realiza a laringectomia para a remoção da laringe ou parte dela . Antes de ocorrer a cirurgia os pacientes são informados do risco que vem com o mesmo e o procedimento que será feito.Na última etapa há reabilitação da fala , tendo que utilizar um dispositivo eletrônico para a realização dela , tendo o treinamento adequado e medicação correta , entre 5 a 6 anos a doença pode vir a melhorar .