Câncer de colo de útero
Quando falamos da saude das mulheres, nos deparamos com um tema muito amplo. O conceito de uma vida saudável vem mudando com o passar das décadas, a estética está sendo considerada um dos elementos mais importantes, ocupando o lugar de fatores que realmente proporcionam uma boa saúde.
Câncer do colo do útero
O Câncer de colo de útero é o mais comum entre as mulheres no Brasil, corresponde a aproximadamente 24% de todos os cânceres. Ele afeta principalmente as mulheres acima dos 25 anos.
O INCA (Instituto Nacional do Câncer) estima que no ano de 2012, 17.540 novos casos sejam diagnosticados.
Esse câncer tem evolução lenta, e passa por uma de fase pré-malignidade, chamada de NIC (neoplastia intraepitelial cervical), e é classificado em graus: I, II, III, IV de acordo com a gravidade do caso, até se tornar maligno.
Mulheres que iniciaram sua vida sexual muito cedo, antes dos 16 anos ou que tiveram muitos parceiros, têm maior risco de ter esse tipo de câncer. Isso, provavelmente, é o reflexo de maior exposição a doenças sexualmente transmissíveis, como o HPV, que estão associados a esse tipo de câncer. O herpes simples e o HIV, entre outras doenças sexualmente transmissíveis também estão associadas a esse tumor. O Exame Preventivo e o uso da camisinha diminuem as chances de desenvolver esse tipo de tumor.
Incidência
No Brasil, o Câncer de colo de útero é a enfermidade que mais atinge as mulheres e as levam a óbito. Estudos já mostram que 44% dos casos diagnosticados no país são de lesão in situ precursora do câncer, que ainda esta restrita ao colo e não desenvolveu características de malignidade. Sendo diagnosticado nessa fase, a doença pode ser curada quase na totalidade dos casos.
Tipos de Câncer de Útero
Existem dois tipos principais de câncer do colo de útero, o carcinoma de células escamosas e o adenocarcinoma. Cerca de 80% a 90% dos cânceres cervicais são carcinomas de células