Câncer de colo de útero
O câncer do colo do útero é o câncer mais comum entre as mulheres, é entorno de 24% de todos os cânceres. É fato bem conhecido que a mortalidade por esse tipo de câncer é evitável, uma vez que diagnosticado e tratado na fase inicial, permite a cura de 100% dos casos diagnosticados.
O HPV é uma das causas do câncer do colo do útero. O diagnostico precoce do câncer através do exame citopatológico onde é detectado precocemente o câncer do colo do útero ou suas lesões precursoras. São feitos outros exames quando confirmado o câncer no colo do útero como cistoscopia, retossigmoidoscopia, urografia excretora e, em alguns casos, a ecografia transretal, o qual determinará o tratamento adequado para cada situação podendo este ser cirurgia, quimioterapia ou radioterapia.
A enfermagem deve conhecer e aplicar de maneira correta a Sistematização de Assistência de Enfermagem (SAE).
CONCEITO
O câncer do colo do útero é o câncer que começa no cérvix, a parte baixa do útero que se abre na parte superior da vagina, e tem como consequência o aparecimento de células anormais que adquirem capacidade de se dividir e invadir outros tecidos.
A evolução de uma alteração leve do epitélio cervical uterino até o câncer invasivo é muito lenta, leva de oito a dez anos. Bastaria um exame um exame citológico nesse período para que se detectasse precocemente essa alteração celular.
A alteração celular inicial é a metaplasia, que ocorre na região da ectocérvice, ou seja, há presença de glandulares em uma região que não está protegida das agressões do meio vaginal. O local inicial do desenvolvimento do câncer é nessa transição entre o epitélio estratificado da ectocérvice e o glandular da endocérvice. Esse local é denominado de JEC, junção escamocelular.
1. COLO DO ÚTERO O colo é a parte inferior do útero que o conecta à vagina. O colo produz muco que durante uma relação sexual ajuda o esperma a mover-se da vagina para o útero. Na menstruação o sangue flui do útero