Câmeras
Apesar de serem diferentes entre si, as siglas muitas vezes significam as mesmas coisas, mas em lentes de fabricantes diferentes. Elas mostram características especiais da lente, desde seu funcionamento, até a qualidade dos elementos ópticos que estão dentro dela.
Para sanar suas dúvidas e te ajudar na hora da compra, preparamos esse guia de siglas, das principais fabricantes de lentes do mercado: Nikon, Canon, Sigma, Olympus, Pentax, Sony, Tamron e Tokina.
Nikon
Nikon AF-S 17-55mm (Foto: Reprodução)
AI – Aperture Indexing – Indexação de abertura
Aperture Indexing é um sistema que permite que as lentes se comuniquem com a câmera através de um contato mecânico.
Assim, a lente informa ao corpo seus valores de abertura. A abertura é manual, mas é realizada ao girarmos um botão no corpo da câmera, e não pelo anel de abertura que outras lentes têm. Esse sistema foi lançado pela Nikon em 1977.
AI-S – Aperture Indexing – Indexação de abertura
São basicamente as lentes AI, mas com a adição de suporte para novos recursos, como transmissão de abertura linear e modo programado para velocidade de disparo. Lançado em 1982, é uma variação das lentes AI para o mount F da Nikon.
AF – Auto Focus – Foco Automático
São lentes preparadas para foco automático, mas que não possuem o motor necessário para isso dentro delas.
O motor de autofoco deve estar no corpo da câmera. Por exemplo, se você usar essa lente numa D90, D7000 ou superior, a câmera realizará o foco automaticamente, ao segurarmos o disparador pela metade. Mas, se utilizar a lente numa D3000, D5000 ou suass sucessoras D3100 e D5100, ela não realizará o auto-foco. Foram lançadas em