Câmera na mão Guarani no coração
Nome: Victor Macedo
Turma: 1B
Número: 28
SUMÁRIO
Introdução pág3
Sistema Feudal pág3
Política pág4
Suserania e Vassalagempág4
Sociedade pág4
A igreja pág6
Economia pág7
Introdução
Com a invasão dos bárbaros no século V, as atividades comerciais diminuíram, limitando-se apenas à venda de artigos de luxo como armas, tecidos e escravos. A partir desta crise surgiu uma forma de organização econômica, social, política e cultural baseada na terra e não no comércio. Este sistema firmou-se na Europa ocidental. O Império Bizantino, o Império Turco, os povos árabes e orientais não conheceram esta forma de organização social.
Objetivo: mostrar como era a sociedade durante o período feudal. Como os servos eram encarados, como era o comportamento da nobreza. Qual era o valor das terras e como ter muitas propriedades de terra era de grande influência para aquela época.
O sistema feudal A origem do feudalismo foi desencadeada a partir da crise romana. O feudalismo foi uma formação social que era feita de valores romanos, católicos e germânicos. Este sistema dominou a vida dos reinos europeus do século X ao século XIII. O feudalismo teve em suas origens vários aspectos: » Houve um grande retorno ao campo; a ruralizazão da sociedade européia aconteceu no início do feudalismo, pois o comércio foi abandonado como principal atividade econômica.
» Pequenas propriedades de terras desapareceram; essas pequenas propriedades se arruinaram economicamente e foram incorporadas às grandes propriedades. Os grandes proprietários de terra foram ampliando seus poderes locais.
» Apareceu o colonato; o colonato é o sistema de trabalho em que