Cátions e ânios
CENTRO DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE QUIMICA
Cátions e Ânions
Conceitos básicos; classificações (incluindo por grupos); marcha analítica clássica; reações características.
São Luís – MA
2011
1 INTRODUÇÃO
A Química Analítica Qualitativa se ocupa em identificar as substâncias que compõem uma determinada amostra e para que essa identificação possa ser realizada com sucesso é indispensável que se conheça os cátions e ânions que constituem esse analito.
Para manter a estabilidade, os elementos tendem a ganhar ou perder elétrons quando estão ligados quimicamente e se transformam em íons.
Quando um átomo perde elétron, ele fica eletricamente carregado positivamente e é denominado íon positivo ou cátion.
Quando um elemento ganha elétron, ele fica eletricamente carregado negativamente e passa a ser denominado de íon negativo ou ânion.
Para efeito de estudo e análises foi desenvolvido uma sistematização para identificar e separar esses cátions e ânions, o que proporcionou a classificação dos mesmos.
2 CLASSIFICAÇÃO DOS CÁTIONS EM GRUPOS ANALÍTICOS
Os cátions são classificados em cincos grupos analíticos, tendo por base o comportamento similar dos íons em determinados reagentes, analisando-se a formação ou não de precipitados.
Os reagentes mais utilizados para essa classificação são: o ácido clorídrico, o ácido sulfúrico, o sulfeto de amônio e o carbonato de sódio.
Os cinco grupos são:
Grupo I (grupo dos metais alcalinos e amônio) – São considerados cátions comuns, pois não reagem com os reagentes utilizados na classificação, são formados por Na+,K+,Li+,NH4+.
Grupo II (grupo dos metais alcalinos terrosos) – Os cátions que constituem esse grupo são: Mg2+,Ba2+,Ca2+ e Sr2+ que formam precipitados com carbonato de amônio na presença de cloreto de amônio ou hidróxido de amônio.
Grupo III (grupo de alguns metais de transição) – Esse