Cálculo unidade produtiva
Capacidade: é a quantidade máxima de produtos e/ou serviços que podem ser produzidos numa mesma unidade produtiva, num dado intervalo de tempo.
Tipos de Capacidade
O
Objetivos de Aprendizagem
Este capítulo mostra os conceitos elementares sobre o planejamento da capacidade de produção e sua avaliação econômica, permitindo a compreensão e utilização da técninca para apoio à tomada de decisões. Após a leitura deste capítulo, o leitor estará apto a: • Compreender o que é e identificar as várias formas de se mensurar a capacidade de produção de uma organização.. • Planejar e calcular os lotes mínimos de produção para que uma organização possa reduzir seus estoques e, ao mesmo tempo, atender melhor seus clientes, levando em consideração os tempos de setup incorridos no seu processo produtivo. • Entender os conceitos elementares e a importância de um sistema de custos e realizar uma análise custo x volume x lucro, calculando aspectos fundamentais da organização, como os diversos pontos de equilíbrio e margens de contribuição dos produtos. conceito de capacidade deve ser estratificado em outras definições mais específicas e de maior grau de utilidade para seu planejamento. A denominação utilizada para cada tipo de capacidade definida pode variar de autor para autor, ou de organização para organização. Porém, o significado do conteúdo, independente da terminologia, permanece comum.
Capacidade instalada
É a capacidade máxima que uma unidade produtora pode fazer se trabalhar ininterruptamente, sem considerar nenhuma perda. Em outras palavras, é a produção que poderia ser obtida em uma unidade fabril trabalhando 24 horas por dia, todos os dias do mês, sem necessidade de parada, de manutenções, sem perdas por dificuldades de programação, falta de material ou outros motivos que são comuns em uma unidade produtiva.