Cálculo Químico
Para os cálculos a partir das análises químicas utilizamos algumas abordagens elementar da forma qualitativa e quantitativa. A qualitativa consiste nos elementos que estão presentes na substância e a quantitativa é a quantidade de cada elemento presente. Quando obtivermos esses dados podemos calcular a composição centesimal de uma substância.
Podemos resolver esse problema através de um simples cálculo de porcentagem.
Exemplo: A análise de 0,40g de um certo oxido de ferro revelou que ele encerra 0,28g de ferro e 0,12g de oxigênio. Qual a sua fórmula centesimal?
0,40g de óxido = 0,28g de ferro
100g de óxido = x g de ferro
X = 70% de ferro
0,40 de óxido = 0,12 de O
100g de óxido = y de O
Y = 30% de O
Para estar correto é necessário que a soma de x e y seja 100%. Como podemos ver 70% + 30% = 100%
Cálculo da fórmula mínima
A fórmula mínima vai expressar os elementos formadores de substâncias, bem como a proporção do número de átomos desse elemento, porém com número inteiro e menor possível.
Exemplo:
Água oxigenada H2O2 → HO
Glicose C6H12O6 → CH2O A obtenção da fórmula mínima consiste em uma simples simplificação. Quando a simplificação não é possível quer dizer que a fórmula mínima empata com a fórmula molecular. Exemplo:
Sacarose C12H22O11 → C12H22O11
Cálculo da fórmula molecular
Fórmula molecular é o que indica os elementos formadores da substância e o número exato de cada elemento na molécula dessa substância.
Um dos caminhos para determinar a fórmula molecular é calcular inicialmente a fórmula mínima e multiplicar por n, o valor de n é calculado a partir da massa molecular da substância.
Massa molecular= (massa de fórmula mínima)x n
Que resulta: n=massa molecular/ massa de fórmula mínima
No geral a massa molecular é dada nos exercícios. Mas também pode ser calculada pela fórmula de clapeyron: Pv=m/M.rt .
Cálculo da fórmula molecular através da fórmula mínima