Cálculo hidro
UTILIZANDO SIMULAÇÂO MONTE CARLO
RIO CLARO AQUIFER GROUNDWATER RESERVES ESTIMATE USING MONTE CARLO
SIMULATION
Andresa Oliva1, Chang Hung Kiang2, Wladimir Seixas3
RESUMO Para calcular a quantidade de água subterrânea existente no Aquífero Rio Claro, no domínio territorial do município de Rio Claro/SP, foi empregada a sondagem elétrica vertical e a simulação Monte Carlo. A sondagem elétrica vertical foi utilizada para calcular o valor médio da espessura saturada do aqüífero que,em geral, é obtida por meio de dados de poços.
Mas,no município de Rio Claro são escassos os dados de poços perfurados no Aquífero Rio Claro, dificultando assim, a obtenção de um valor confiável para a espessura saturada. As variáveis “porosidade efetiva” e “variação da profundidade do nível d´água subterrânea” utilizadas no cálculo das reservas permanente e reguladora foram obtidas somente com dados de um único poço;por isso, optou-se pelo uso da simulação Monte Carlo para obtenção destes parâmetros. Com as curvas de distribuição acumulada das reservas permanente e reguladora, elaboradas a partir da simulação, foram gerados cenários para o consumo de água do Aquífero Rio Claro, de grande utilidade para a gestão dos recursos hídricos. Os resultados mostram que a probabilidade do volume da reserva reguladora ser menor que o volume necessário para o abastecimento da população atual do município no período de 1 ano é de apenas 5%.
Palavras chave: Aquífero Rio Claro, Simulação Monte Carlo, Reserva Permanente, Reserva Reguladora, Sondagem Elétrica
Vertical.
ABSTRACT Vertical Electrical Sounding and Monte Carlo simulation were used with the purpose to establish the amount of groundwater stored in the Rio Claro Aquifer, in the municipality of Rio Claro. The vertical electrical sounding was chosen because one important variable to calculate permanent reserve is average value of saturated thickness of the aquifer. This