Cálcio e magnésio
Definição
O cálcio (Ca) é o mineral mais abundante no organismo humano e a sua maioria (99%) está localizada nos ossos e dentes, sendo responsável por 1% a 2% do peso corporal. O restante encontra-se distribuído por todas as células e participa ativamente em vários processos como, por exemplo, na contração muscular, na coagulação sanguínea, no equilíbrio com o fósforo, transmissão de impulsos nervosos, ativação enzimática e secreção hormonal.
Absorção e excreção
Este é absorvido principalmente no jejuno e o pH baixo parece favorecer sua absorção, que é maior no crescimento, na gestação/lactação e na carência de Ca ou fósforo (P), e menor no envelhecimento.
A absorção intestinal de Ca pode ser divida em duas partes: uma ativa saturável, a qual é medida pela vitamina D e envolve proteínas ligadoras de Ca, e uma passiva, que pode corresponder à difusão simples ou facilitada (carreador-mediada). Provavelmente todo o intestino é capaz de absorver Ca. Contudo, sob condições normais, acredita-se que apenas o intestino delgado participe nesta absorção. O local onde a maior parte da absorção vai depender da capacidade absortiva, do comprimento do segmento intestinal, do tempo de transito, da biodisponibilidade e da concentração intraluminal de Ca. O duodeno tem a maior capacidade absortiva por unidade de comprimento, mas a maioria do Ca é absorvido no jejuno devido ao seu maior comprimento total.
Alguns hormônios podem influenciar na absorção, aumentando-a (paratormônio – PTH, hormônio do crescimento – GH) ou diminuindo-a (glicocorticoides, excesso de hormônios tireoidianos e possivelmente calcitonina).
O aumento das necessidades em situações como crescimento, gravidez, lactação, deficiência de cálcio e na atividade física que resulta em alta densidade óssea, intensifica a absorção de Ca.
A quantidade de Ca absorvida é determinada pela ingesta e pela capacidade de absorção intestinal. Se a ingesta é baixa, a absorção é alta, enquanto na ingestão alta a