Cádmio
O cádmio é um metal de transição, na classificação periódica está localizado no grupo IIB, é branco prateado maleável e dúctil, apresenta resistência química e mecânica. O cádmio foi descoberto no ano de 1817 pelo químico alemão Stromeyer, quando do aquecimento da calamita (carbonato de zinco ZnCO3). Ao aquecer o minério em seu estado impuro ele observou uma coloração diferente durante o experimento, suspeitando se tratar de outro metal desconhecido. O nome do elemento é proveniente do latim “cadmia” que significa calamita, em virtude do metal estar presente neste minério.
O cádmio possui:
Símbolo: Cd
Número atômico(Z): 48
Massa Atômica: 112,41u
Configuração Eletrônica: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d104p6 5s2 4d10.
Ponto de fusão: 321 ºC
Ponto de Ebulição: 765ºC
Nox: Cd+2
O cádmio é um metal reativo, logo que exposto ao observa-se o aparecimento, de manchas provavelmente, óxido de cádmio. O metal reage com ácidos diluídos liberando hidrogênio, porém não reage com hidróxidos diluídos em temperatura ambiente. É resistente a ação de produtos químicos. O cádmio em pó queima em contato com o ar.
Quando fundido o metal apresenta uma coloração azulada. Apresenta propriedades semelhantes a do zinco; todos os compostos de cádmio são extremamente venenosos e tóxicos. Não é encontrado na sua forma elementar na natureza, mas é comumente encontrado na forma degreennokite CdS. O cádmio é obtido industrialmente como subproduto da purificação eletrolítica do Cu, Pb e Zn ou por redução do CdS com Ca metálico segundo a reação:
Malefícios para a saúde humana.
O cádmio é um metal raro que é mais facilmente encontrado em ambientes aquáticos e possui a propriedade de ser insolúvel, por isso se acumula nas gramíneas, em aves, gado, cavalos e no organismo humano.
O cádmio foi considerado carcinogênico e seu acúmulo no organismo acarreta vários problemas de saúde, como desenvolvimento de hipertensão e doenças do coração. A acumulação de cádmio ainda é