Cyberbullying
– Cyberbullying é um tipo de violência contra uma pessoa praticada através da internet ou de outras tecnologias relacionadas. Praticar cyberbullying significa usar o espaço virtual para intimidar e hostilizar uma pessoa (colega de escola, professores, ou mesmo pessoas desconhecidas), difamando, insultando ou atacando covardemente.
Termo Cyber + Bully =
CyberBullying
– O termo é formado a partir da junção das palavras
“cyber”, termo associado a todo o tipo de comunicação virtual usando mídias digitais, como a internet e bullying que é o ato de intimidar ou humilhar uma pessoa. Assim, a pessoa que comete esse tipo de ato é conhecida como cyberbully.
Tipos e Formas de Cyberbullying
– O cyberbullying pode assumir muitas formas. No entanto, são as formas mais comuns:
– Ameaças/ Perseguições.
– Roubo de Identidade ou senhas.
– Criação de paginas de perfil em nome da vitima.
– Envio de Vírus.
– Envio de imagens reais ou montagens.
– Difamação
– Incitação ao suicídio.
– Racismo.
Características do cyberbullying
– O cyberbullying tem algumas características bastante peculiares que são diferentes do bullying tradicional
– Anonimato: O agressor é muitas vezes anônimo. A vítima fica se perguntando quem é o cyberbully, o que pode causar um grande estresse.
– Acessibilidade: Há geralmente um período padrão de tempo durante o qual os agressores têm acesso a suas vítimas. Os cyberbullies podem causar sofrimento a qualquer hora do dia ou da noite.
Características do cyberbullying
– Medos de punição: Muitas vezes as vítimas do cyberbullying não denunciam por medo de represálias de seus agressores e medo de que seus privilégios relativos ao computador ou telefone lhes sejam tirados. Geralmente as respostas dos adultos para cyberbullying são tirar o celular e o computador de uma vítima, que em seu entendimento pode ser visto como punição. - Desinibição: O anonimato proporcionado pela internet pode levar os jovens a ter