Cvm, cpc. parte do trabalho
Estruturação conceitual básica da Contabilidade Conselho Federal de Contabilidade
Hierarquização dos princípios Entender a evolução e o entrelaçamento dos vários conceitos do que pelo fato de serem mais ou menos importantes na prática. Jamais pode haver hierarquia formal nos princípios científicos, elementos predominantes na constituição de um corpo orgânico.
Entidade Entidade é mais vista num sentindo econômico, organizacional e de controle, identificada como recursos administráveis.
Entidade pode ser entendida num sentindo macro, também pode ser detalhado num sentido micro. Entidade conceituada sob o aspecto estritamente jurídico.
Não admite quaisquer divisões de patrimônios possam construir novas entidades ou microentidades.
Continuidade
Continuidade Ênfase na justificativa para a adoção do valor de entrada na avaliação dos ativos da entidade com base na idéia da continuidade.
A denominação going concern é aceita como indicadora da vocação da entidade pela continuidade. É tratada a mudança no “estado das coisas”: descontinuidade, suspensão temporária das atividades ou mesmo modificação no volume de operações, de forma a afetar o valor de alguns componentes patrimoniais.
A expressão going concern não é julgada, por se fundamentar na idéia da entidade em movimento. Com suas atividades reduzidas ou suspensas temporariamente, continuará sendo objetivo da contabilidade.
Custo e Moeda
Princípio do Custo Original como Base de Valor: O valor de entrada como base de registro para a Contabilidade continua. Contém a idéia de que, como o custo inicial precisa ser conservado durante o tempo, pelo menos o seu poder aquisitivo de manter-se inalterado.
Princípio de Denominador Comum Monetário: trata da necessidade de homogeneização dos componentes patrimoniais através da sua avaliação em moeda corrente do país. Além da inadequação do padrão monetário e da possível aplicação do conceito de valor presente. Principio do Registro