CVA
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
GEORGENES DE OLIVEIRA RIBEIRO
RESENHA CRÍTICA:
AS COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO DOCENTE
Almenara (MG)
Maio/2015
Unidade I
Comunidade virtual é um espaço na internet onde as pessoas podem trocar informações, se relacionar e compartilhar conhecimento, ampliando seu network e possibilitando o desenvolvimento de relações de várias naturezas: social, política, acadêmica de negócios etc.
As comunidades virtuais são comunidades ou grupos de pessoas com interesses em comum que se organizam no ciberespaço, tendo como objetivo compartilhar informações, propiciando a ampliação do conhecimento sobre determinado assunto. Estas comunidades podem surgir tanto pelo encontro de pessoas, virtualmente, que possuem os mesmos interesses ou então nascem de comunidades presenciais que passaram a utilizar a rede para expandir e otimizar suas ações. A Internet é um meio de comunicação ágil, flexível e de baixo custo, e sua adoção em larga escala pelas organizações foram propulsores das comunidades virtuais. Grupos de pessoas com interesses comuns - em uma organização ou em várias - se formaram aos poucos, se comunicando através de e-mail, chats e websites.
A velocidade em que as informações são processadas e o conhecimento colocado a disposição de muitos, faz com que surjam comunidades virtuais de aprendizagem, ligadas ou não a uma instituição educacional, podendo, assim desenvolver o seus conhecimentos, aos mesmo tempo que se socializam e se sentem parte de um grupo. As comunidades virtuais de aprendizagem priorizam a interação social, a aprendizagem colaborativa e o trabalho cooperativo. Nestas comunidades há a oportunidade de uma aprendizagem ativa, onde o indivíduo tem papel principal na construção de seu